Cursos SENAI 2016 – Mais de 20 mil vagas abertas em todo o Brasil.

Cursos SENAI 2016 – Mais de 20 mil vagas abertas em todo o Brasil.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com mais de 20 mil vagas abertas, agora em setembro, para cursos em todas as regiões do Brasil.

Investir em um curso de Iniciação Profissional é uma boa opção para quem está em busca do primeiro emprego. Além desses, é possível fazer cursos a distância, que possuem maior flexibilidade de horário.

Quem busca capacitação reconhecida pelo mercado de trabalho pode escolher um dos cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional, Graduação, Pós-graduação ou o que estiver mais de acordo com a sua necessidade.

O SENAI não se preocupa apenas com o atual cenário do mercado de trabalho, como também com a realidade nos próximos cinco ou dez anos, como mostrou reportagem da Agência CNI de Notícias nesta semana. Em parceria com as empresas, a instituição de ensino identifica o perfil do trabalhador ideal para cada área e se dedica a levar os conhecimentos necessários para atuação nas empresas. A metodologia foi, inclusive, reconhecida como uma prática exemplar pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o gerente-executivo de relações internacionais do SENAI, Frederico Lamego, a entidade busca as maiores referências em educação profissional no mundo para aperfeiçoar o ensino aqui no Brasil. Em junho, o SENAI foi apontado pela ONU como uma das principais instituições educacionais do hemisfério Sul.

curso-senai

COMO SE INSCREVER NOS CURSOS DO SENAI:

A Agência CNI de Notícias fez um levantamento dos cursos ofertados pelo SENAI em todo o Brasil. Não perca tempo e confira a lista completa de cursos Senai.

Leia Também: Jovem Aprendiz Senai – Aprendizagem em todo o Brasil

SOBRE O SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 64,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942. Esse resultado só foi possível porque o SENAI aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores, que vão além do tradicional modelo de educação presencial, em suas 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. O SENAI também capacita e forma profissionais em cursos a distância, que estão à disposição do estudante 24 horas por dia, sete dias por semana.

Um exemplo das ações móveis do SENAI são os barcos-escola Samaúma I e II, que percorrem os rios da Amazônia e levam formação profissional aos moradores das cidades ribeirinhas.

Além de oferecer educação profissional de qualidade para os brasileiros, o SENAI, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, opera oito centros de formação profissional no exterior – em Angola, Cabo Verde, Guatemala, Guiné Bissau, Jamaica, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Timor Leste – e um centro de tecnologia ambiental no Peru.

O SENAI também estimula a inovação da indústria por meio de consultoria e incentivo às ações das empresas com o desenvolvimento de pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos que são decisivos para a competitividade das empresas brasileiras.

SALVAR (PDF)
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Desde que foi criado, em 1942, o SENAI formou 64,7 milhões de trabalhadores. Em 2014, as 518 unidades operacionais fixas e 504 unidades móveis espalhadas pelo país receberam mais de 3,6 milhões de matrículas.

Os cursos do SENAI preparam trabalhadores para 28 áreas industriais. Os cursos vão desde a iniciação profissional até formação inicial e continuada, passando também por cursos técnicos de nível médio e superior (graduação e pós-graduação).

Com vistas à utilização de tecnologias flexíveis e adaptadas à realidade da indústria, o SENAI possui o Programa SENAI de Padronização Educacional que visa alinhar a oferta de ensino profissional em todos os estados brasileiros, além de disponibilizar recursos didáticos de alta qualidade.

Para estabelecer uma base comum para seus cursos, o SENAI utiliza Itinerários Formativos Nacionais, que incluem as novas áreas tecnológicas. Possui livros didáticos alinhados aos desenhos curriculares nacionais de cursos técnicos e de qualificações profissionais.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO A SERVIÇO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Além de oferecer educação profissional de qualidade, o SENAI também apoia a competitividade da indústria brasileira, por meio da rede de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia. Com infraestrutura e profissionais capacitados, a rede desenvolve produtos e processos inovadores. Até 2017, o atendimento à indústria será ampliado com a criação de 26 institutos de inovação e 61 institutos de tecnologia.

Para impulsionar a competitividade da indústria brasileira, o SENAI projetou os Institutos SENAI de Inovação – ISI. Nas grandes empresas, os institutos facilitarão os projetos de pesquisa e de desenvolvimento; nas médias e pequenas, estimularão as iniciativas de inovação e a formação de parques tecnológicos. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e com Massachusetts Institute of Technology – MIT, dos Estados Unidos.

O SENAI também mantém os Institutos SENAI de Tecnologia em vários estados do país, oferecendo serviços laboratoriais, consultorias técnicas especializadas e desenvolvimento de produtos e processos industriais.

Deixe um comentário