Pronatec Técnico em Edificações – Curso, Vagas e Inscrições veja aqui…

Pronatec Técnico em Edificações – Curso, Vagas e Inscrições veja aqui…

Quer se tornar um Técnico em Edificações? Então saiba que o Pronatec oferece vagas gratuitas para esse curso em todo o país, através de uma ampla rede de parceiros, formada por instituições públicas e privadas.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma iniciativa do Governo Federal que amplia o número de brasileiros cursando a educação profissional e tecnológica. São ofertadas oportunidades para qualificação profissional e habilitação técnica.

O técnico em edificações se destaca como um dos cursos mais procurados, afinal, muitas pessoas estão interessadas em trabalhar na área de infraestrutura. A formação tem duração de 1.200 horas e assegura alta empregabilidade aos participantes.

Fazer um curso técnico do Pronatec é muito vantajoso para a carreira, afinal, a formação tem boa aceitação pelas empresas, garante bons salários e presenta um diferencial no currículo de qualquer profissional.

Sobre o curso de técnico em Edificações

O curso gratuito de técnico em Edificações nasceu da necessidade do setor de construção civil. As empresas estavam precisando de um profissional treinado para acompanhar cada etapa da obra, ou seja, que integrasse a equipe ao lado do engenheiro civil, dos pedreiros e mestres de obra.

A habilitação técnica oferecida pelo PRONATEC ensina a desenvolver e a executar projetos de edificações. Ao longo do curso, os alunos adquirem conhecimentos sobre legislação, normas técnicas, materiais de construção, topografia, desenho técnico, controle de qualidade, solos, planejamento de obras, entre outros temas.

As aulas do curso técnico gratuito de edificações não ficam presas na teoria. Os estudantes participam de atividades práticas em laboratórios didáticos e até mesmo em canteiros de obras de verdade.

O técnico em edificações é um profissional muito requisitado no mercado de trabalho. Ele tem condições de desempenhar diferentes tarefas nos processos construtivos, como elaboração de orçamentos, orientação técnica de produtos específicos, leitura de projetos, controle de cronograma e elaboração de documentos. O salário varia de acordo com a região do país, mas a média nacional é de R$ 2.384,38.

Onde fazer Curso Técnico em Edificações

Como já foi dito, o Pronatec só consegue oferecer vagas para cursos técnicos gratuitos através das instituições parceiras, como é o caso da UNIP, do SENAI, da UNIME, da UNIDERP, da UNIC e da Anhanguera. Os alunos beneficiados pela bolsa-formação não pagam as mensalidades e ainda por cima desfrutam de uma infraestrutura universitária para adquirir conhecimentos.

Inscrições Curso de Técnico em Edificações

Nesse ano 2016, o Ministério da Educação divulgou que o Pronatec terá 2 milhões de novas vagas, totalizando R$ 78 milhões para custeio e bolsas, instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e secretarias estaduais de educação participantes da Bolsa Formação e da Rede e-Tec Brasil, receberão a verba. Também serão contempladas com a verba mais de 450 instituições privadas que participam do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que oferece vagas grátis em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes Enem.

Cronograma Sisutec 2016

O Ministério da Educação ainda não divulgou o cronograma Sisutec 2016, mas o que tudo indica é que logo teremos essa informação.

Quem deseja garantir uma vaga no curso de técnico em edificações deve ficar atento ao cronograma do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada dawww.pronatec.pro.br Educação Profissional e Tecnológica). O site é responsável por distribuir todas as vagas para cursos técnicos gratuitos do Pronatec, considerando a nota no Enem 2015 como critério de seleção.

O período para se inscrever no Sisutec 2016 estará disponível no cronograma, assim como o resultado das chamadas, prazo para participar da Lista de Espera, Matrícula da chamada regular e convocação dos candidatos em lista de espera.

Após a primeira chamada, haverá ainda uma segunda chamada para os cursos gratuitos do Sisutec, que será publicado conforme o edital. Os aprovados terão um prazo para matricular-se. Por fim, o Sisutec também abrirá inscrições para as vagas remanescentes. Nesse terceiro momento do processo seletivo, o Enem não é critério obrigatório.

Deixe um comentário