Pronatec 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas saiba mais aqui.

Pronatec 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas. Saiba tudo sobre o Pronatec 2017.

Fique atualizado, últimas notícias a respeito do Pronatec 2017 – Inscrições, Cursos e Vagas. Acompanhe!

Um número grande de ações foi criado pelo Governo Federal desde o início dos anos 2000 com a intenção de influenciar positivamente a vida profissional de milhares de cidadãos de todo o país. Entre ações no campo da educação e da capacitação profissional, o Pronatec 2017 é um dos grandes destaques nesta última categoria.

Pronatec – o que é

pronatec-2017

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma ação criada pelo Governo Federal, no ano de 2011. A partir da Lei 11.513/2011, cidadãos de todo o território nacional passaram a ter acesso a cursos técnicos e profissionalizantes.

A intenção do programa é democratizar e aumentar a demanda por educação deste tipo, ajudando na capacitação profissional de um grande número de beneficiados. Sabendo das dificuldades econômicas e da realidade em que se encontram uma maioria de trabalhadores, as condições fornecidas pelo programa são um dos destaques.

Desde a crise financeira que afetou o Brasil em 2015, o Pronatec – assim como outros programas do Governo Federal – contou com pequenos cortes no número de vagas. A ideia é que a partir de 2017 o número de vagas se mantenha estável.

Pronatec cursos 2017 – Conheça os cursos Pronatec 2017

Os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego são divididos em três espécies de modalidade: Cursos Técnicos, Cursos Técnicos 2 eFormação Inicial e Continuada

  • Cursos Técnicos: são aqueles com a duração mínima de um ano e disponíveis para todos os cidadãos que possuem Ensino Médio Completo como nível escolar.
  • Cursos Técnicos 2: como o nome já indica, esses cursos são similares aos citados acima. A única diferença é que, nesse caso, as vagas são destinadas para alunos que estão cursando o Ensino Médio.
  • Formação Inicial e Continuada: com duração mínima de dois meses, esses cursos do Pronatec são voltados a todos aqueles que já são beneficiados por algum programa de transferência de renda do Governo Federal (por exemplo, o Bolsa Família).

Cursos técnicos e cursos de qualificação profissional

A diferença entre esses dois tipos é simples.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como de qualificação profissional, são aqueles voltados para uma formação específica. Esses cursos possuem uma carga horária de, no mínimo, 160 horas e uma duração média de 200 horas (aproximadamente três meses). Os requisitos para a inscrição neste tipo de curso é dado no Guia Pronatec de Cursos FIC.

Por outro lado, os cursos técnicos (ou de formação no Ensino Técnico) são pensados para um maior entendimento dos processos de avanço nos setores de produção e serviços. Estes cursos também capacitam os alunos ao uso de novas técnicas e tecnologias no trabalho. A carga horária, nesses casos, varia entre 800 e 1200 horas e duram, aproximadamente, de um ano e meio a dois anos. Todos os requisitos básicos para o ingresso nos cursos técnicos são dados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Principais cursos Pronatec 2017

Vários cursos ofertados pelo programa receberam destaque nos últimos anos pela amplitude de seus conhecimentos e pela possibilidade de uma real capacitação do profissional. Alguns dos principais cursos Pronatec 2017 são:

Técnicos em:

  • Informática;
  • Controle Ambiental;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Enfermagem;
  • Segurança do Trabalho;
  • Farmácia;
  • Guia de Turismo;
  • Análises Clínicas;
  • Automação Industrial;
  • Multimídia;
  • Programação;
  • Tornearia;
  • Gestão;
  • Administração;
  • Metalmecânica.

Mudanças Pronatec 2017

Nos últimos dois anos o número de vagas disponibilizadas nas diferentes instituições conveniadas ao programa do Governo Federal diminuiu – em relação aos anos anteriores. Ainda não existem maiores informações sobre o exato número de vagas que será disponibilizado no ano de 2017, mas os indícios são de que o número de cursos e oportunidades mantenha-se estável pensando na necessidade de especialização e capacitação profissional de uma maioria de cidadãos brasileiros.

O aumento do número de escolas técnicas criadas nos últimos anos também é uma indicação de que o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego continuará sendo abastecido com vagas e cursos em diferentes regiões do país.

No ano passado o Pronatec ofereceu 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos. A intenção é que esse número mantenha-se estável ou aumente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*